Claro inaugura complexo fotovoltaico em Brasília

Claro inaugura complexo fotovoltaico em Brasília

Construído em parceria com a RZK, empreendimento possui 5 megawatts (MW) de potência e deve abastecer 340 estruturas operacionais

A Claro acaba de inaugurar a maior usina de energia solar de Brasília, chamada de Complexo Solar Jequitibá, localizado na Ceilândia, de 5 megawatts (MW) de potência. A energia limpa fornecida pelo empreendimento, cuja planta foi construída pela empresa parceira RZK, deve contribuir para o abastecimento de aproximadamente 340 estruturas operacionais, lojas e prédios da operadora na região.

Esta ação faz parte do programa “A Energia da Claro”, que pretende focar em energia limpa, com ações mais efetivas de proteção ao meio ambiente em todas as operações e instalações da empresa no Brasil. Não à toa, este é um dos maiores projetos de geração distribuída do País entre empresas privadas e o primeiro entre empresas de telecomunicações.

Vale lembrar que, por meio deste programa, a Claro já utiliza energia fornecida por diferentes fontes renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica, biogás e cogeração qualificada. Este projeto engloba ainda ações de mobilidade elétrica, incentivando o uso de carros e bicicletas elétricas, bem como de eficiência energética.

RELACIONADO: Quer saber quanto custa pra instalar energia solar na sua casa e parar de se preocupar com a conta de luz? Clique aqui.

Em declarações à imprensa, João Pedro Neves, diretor de Suporte Financeiro ao Negócio da Claro Brasil, afirmou que o investimento privado em energia renovável e eficiência energética é uma das maiores tendências em todos os setores da indústria no Brasil e no mundo. “Os benefícios sustentáveis ultrapassam a questão financeira. O lançamento desta nova usina solar é mais um passo em direção à consolidação da Claro em seu objetivo de ter energia sustentável, descentralizada e descarbonizada, dentro de um processo 100% digital”, destacou.

Sobre o licenciamento ambiental, a participação do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) para a construção do projeto foi considerada inovadora. Com o intuito de incentivar novos investimentos em energia limpa e renovável, o IBRAM concedeu a permissão ambiental ao projeto em apenas uma semana. Este modelo deve ser replicado pelo órgão a outros projetos de geração de energia renovável com características semelhantes.

Fonte: Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *