Preço dos painéis de energia solar apresentaram uma redução de 90% desde 2010 e tecnologia se torna atrativa no mercado

Preço dos painéis de energia solar apresentaram uma redução de 90% desde 2010 e tecnologia se torna atrativa no mercado

Na última década, valores dos painéis fotovoltaicos de energia solar despencaram, mas mantendo a qualidade tecnológica e eficiência energética

No ano de 2010, o mercado de energia solar teve seu boom e, desde então, vem crescendo consideravelmente. Só na última década, as instalações de tecnologia solar a nível mundial tiveram valores anuais de 16 GW em 2010 para 105 GW em 2019, um incremento de mais de 6 vezes. Nenhuma outra tecnologia  de eletricidade conseguiu acompanhar esse ritmo durante período.

Uma redução de preço no valor de 90% se tornou um dos fatores mais importantes que impulsionaram a expansão mundial da energia solar, de acordo com o Portal de Energias Renováveis.

O principal motivo pelo qual os painéis de energia solar estão cada vez mais competitivos no mercado é a inovação tecnológica. Atualmente, as células solares aumentam a potência de saída do painel sem aumentar os custos de fabricação em proporções significativas, o que resulta num menor custo em euros por watt.

Painéis solares com um melhor desempenho de pontos quentes e menor degradação induzida por luz e temperatura podem produzir mais eletricidade durante a vida útil de um projeto e reduzir o custo da eletricidade por fonte de produção.

RELACIONADO: Quer saber quanto custa pra instalar energia solar na sua casa e parar de se preocupar com a conta de luz? Clique aqui.

Cada vez mais fabricantes de painéis fotovoltaicos oferecem garantias de 30 anos, o que deixa a vida útil das quintas de energia solar ao nível das centrais de ciclo combinado a gás natural, segundo o Portal.

Nesta nova década, as expectativas da indústria mundial do setor solar são de investir ainda mais em tecnologias inovadoras para otimizar o rendimento dos seus projetos a longo prazo, além de continuar a reduzir os custos do sistema. Isso irá diversificar ainda mais a matriz energética global.

Fonte: Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *