Centro de Inovação da Ambev será totalmente abastecido com energia solar

Projeto em parceria com a Enel X instalou mais de duas mil placas fotovoltaicas no telhado do Centro de Inovação e Tecnologia Cervejeira, localizado no Parque Tecnológico da UFRJ

A partir da segunda quinzena de março, todo o Centro de Inovação e Tecnologia Cervejeira (CIT) da Cervejaria Ambev, localizado no Parque Tecnológico da UFRJ – Rio de Janeiro, será abastecido por energia solar, num projeto realizado em parceria com a Enel X, a linha de negócios do Grupo Enel especializada em soluções avançadas de energia, incluindo geração solar distribuída. A iniciativa consistiu na instalação de mais de dois mil painéis solares sobre o telhado do prédio, onde poderá ser gerado até 720 kWp, volume suficiente para abastecer 100% das operações da unidade durante o período do dia com maior irradiação solar.

Quando o consumo de energia no CIT for menor do que a capacidade gerada pela usina solar, o excedente será disponibilizado para a distribuidora responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região, gerando crédito pela energia injetada e abatimento no valor da conta de luz.

O projeto marca mais um importante passo da Cervejaria Ambev rumo a ter 100% da eletricidade comprada proveniente de fontes renováveis, meta que a companhia prevê atingir até 2025. No fim do ano passado, a empresa anunciou a construção de uma usina solar na cervejaria de Uberlândia, que será inaugurada neste ano e terá capacidade para abastecer a operação de todos os 13 centros de distribuição mantidos no estado.

RELACIONADO: Quer saber quanto custa pra instalar energia solar na sua casa e parar de se preocupar com a conta de luz? Clique aqui.

Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev, encara a iniciativa como mais um marco importante na história de relação da empresa com o meio ambiente. “Junto a outras iniciativas como a construção da usina solar em Minas Gerais e o uso de caminhões elétricos em nossa frota parceira, estamos investindo em alternativas que preservem nosso planeta e construam um futuro sustentável para as próximas gerações”, afirmou.

Já na avaliação do responsável pela Enel X no Brasil, Nestor Benito, o país deverá crescer no mercado de geração distribuída nos próximos anos e a ideia é desempenhar um papel de relevância dentro do setor, em conformidade com a estratégia do Grupo de ampliar a presença no mercado de soluções energéticas inovadoras por aqui. “A experiência mundial da Enel X nos permite oferecer serviços de última geração para empresas, promovendo a geração distribuída de renováveis e benefícios reais e sustentáveis para nossos clientes e ao Brasil”, comentou.

Além de responsável pelo projeto desde o estágio de desenvolvimento até a instalação dos mais de 2 mil painéis, a Enel X também vai monitorar remotamente o sistema, uma vez que ele esteja integralmente em operação. A instalação da UFV começou em maio de 2018, após três meses de planejamento e testes realizados em duas micro usinas-piloto em Jacareí (SP). O projeto fotovoltaico deverá gerar até 958 MWh por ano, reduzindo as emissões de COem até 131 toneladas anualmente. Este impacto positivo no meio ambiente corresponde ao plantio de 783 árvores.

Conforme anunciado no ano passado pela AB InBev, além da busca por fontes de energia limpa, a Cervejaria Ambev trabalha com outras três metas socioambientais a serem atingidas até 2025: o uso somente de embalagens retornáveis ou feitas de material reciclado, a melhora na disponibilidade de água para as comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona e, por fim, o treinamento e suporte dos agricultores parceiros da cervejaria para o desenvolvimento de um plantio cada vez mais sustentável.

Fonte: Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *