Produzir a própria energia de forma limpa, economizando até 95% no valor gasto com a conta de luz e, de quebra, agregando sustentabilidade junto a sua maca.
Essas são algumas das principais razões que levam milhares de empresas a apostarem na auto geração elétrica por meio do uso dos sistemas solares fotovoltaicos no Brasil.
Segundo o banco de dados oficial do segmento de geração distribuída, compilado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), sistemas comerciais são o segundo maior em número de instalações, com 8.869 sistemas e 16,8% do total.
Ao implantar energia elétrica solar, esses estabelecimentos conseguem uma redução imediata na conta de luz que perdura pelos mais de 25 anos de vida útil do painel solar, uma quantia salva todo mês e que pode ser usada para aumentar a competitividade da empresa.
RELACIONADO: Quer saber quanto custa pra instalar energia solar na sua casa e parar de se preocupar com a conta de luz? Clique aqui.
Com as linhas de financiamento de energia solar promovida pelos bancos nos últimos anos, ainda, hoje já é possível a algumas empresas instalarem o sistema sem quase nenhum custo e quitá-lo com a própria economia obtida na conta de luz.
Entre os ramos de atividade que mais investem nas placas solares, segundo o levantamento de uma empresa do ramo, estão:
1º Restaurantes
2º Escolas e Faculdades
3º Hotéis
4º Padarias
5º Academias
Ademar Menezes, dono de uma farmácia de manipulação na cidade de Ribeirão Preto-SP, foi um desses consumidores que apostaram na energia solar para suprir o consumo de sua empresa.
“Meu sistema já está com 3 a 4 anos, foi o melhor investimento que fiz na vida. Pagava cerca de 2.300,00 reais por mês entre minha residência e minha farmácia, hoje pago cerca de R$110,00.”, conta Menezes, que também implantou um sistema em sua casa.
Segundo a projeção oficial da ANEEL, com base no atual crescimento do setor, até 2024 o Brasil terá 886.700 sistemas de geração solar fotovoltaica instalados, sendo 808.357 residenciais e 78.343 comerciais.