São mais de 1.500 placas que fornecem energia das lâmpadas dos corredores e escadas rolantes; estabelecimento também reutiliza água das chuvas
Parte do Mercadão de Madureira, na zona norte do Rio, funciona a partir de agora através de energia solar. Foram instaladas 1.759 placas em quatros meses de obra, com um investimento de R$ 3 milhões. Mas em 25 anos, o centro comercial terá economizado R$ 60 milhões nas contas de luz.
Em tamanho a obra só perde para os painéis do Cadeg (Mercado Municipal do Rio de Janeiro), em Benfica, que é considerado o maior projeto de energia solar para mercados públicos do mundo, onde mais de 5 mil placas estão instaladas.
Além da energia solar, o Mercadão também aposta na sustentabilidade reciclando as mais de 14 toneladas de embalagens de papelão que chegam às lojas todos os meses.
RELACIONADO: Quer saber quanto custa pra instalar energia solar na sua casa e parar de se preocupar com a conta de luz? Clique aqui.
A água das chuvas também é reutilizada nos vasos sanitários e na limpeza do local. O estabelecimento tem 180 mil litros de água estocados. Esse projeto começou em 2009 com apenas 8 reservatórios e hoje já são 90 caixas d’água de 2 mil litros cada. O óleo de cozinha também é recolhido para não ser descartado nas pias.
Fonte: Aqui