Julho terá bandeira tarifária amarela
Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) no mês de julho a conta de luz terá bandeira tarifária amarela. A justificativa é o aumento do custo de geração de energia elétrica. Mas o que de fato interfere no custo de geração de energia? Nesse caso, a reativação das usinas térmicas, conhecidas também como Termoelétricas.
Para se ter um melhor entendimento vamos a uma explicação sucinta o que são as Termoelétricas e como elas funcionam. As Termoelétricas geram energia através do calor, lembram das locomotivas que se moviam através da queima de carvão? O princípio das Termoelétricas é o mesmo. A energia é gerada através da queima de combustíveis fósseis, como: óleo combustível, gás natural, bagaço de diversos tipos de plantas, inclusive o carvão mineral.
O calor causado por essa queima aquece uma caldeira com água gerando vapor d’água sob alta pressão. Esse vapor pressurizado move a turbina do gerador obtendo-se energia elétrica. Hoje no Brasil a maior usina Termoelétrica é o Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda com potência total de 853MW.
As principais desvantagens de uma usina Termoelétrica é o alto custo na geração e a emissão de gases poluentes para atmosfera como o Dióxido de Carbono, o principal causador do Efeito Estufa, e a Chuva Ácida também é originada por esses gases.
Ou seja, gasta-se mais dinheiro para gerar mais energia e também mais poluição, por que não ter mais custo para evitar a poluição? Assim como a criação de usinas solares ou eólicas, mas não só usinas renováveis.
Se cada residência tiver sua própria geração de energia renovável, o gasto com energia será bem mais baixo e deixará de ser dependente das Usinas Termoelétricas e Hidroelétricas e consequentemente ADEUS bandeiras tarifárias!
Nós da Extreme Solar apoiamos essa causa e contribuímos para levar energia renovável à todos! Conheça nosso site e saiba como gerar sua própria energia renovável e diminuir sua conta de luz. Se já conhece, então peça um orçamento sem compromisso!