Israel constrói a maior torre de energia solar do mundo

É um dos maiores projetos de energia renovável do mundo e ajudará Israel a abandonar os combustíveis fósseis

A usina de energia solar e térmica Ashalim, no deserto de Negev, em Israel, está em pleno funcionamento. As instalações de última geração estão equipadas com mais de 50.000 helióstatos ou espelhos controlados por computador, que podem rastrear o sol em duas dimensões e refletir a luz solar em uma caldeira colocada em cima de uma torre de 240 m de altura (787,4 ft). Isso é mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo e, de longe, a mais alta torre solar já construída.

Como funciona? Todas essas dezenas de milhares de espelhos são conectadas a um sistema de rastreamento operado por computador para que elas se movam precisamente com a órbita da Terra ao redor do sol durante o dia e direcionem o calor da luz do sol para um local na caldeira no topo da torre. A água super quente na caldeira produz vapor superaquecido, que é então transportado através de tubos abaixo com pressão suficiente para girar um gerador de turbina a vapor em velocidades astronômicas necessárias para produzir eletricidade. O gerador de energia solar pode produzir 300 megawatts de eletricidade limpa todos os dias, ou o suficiente para abastecer cerca de 150.000 residências.

RELACIONADO: Quer saber quanto custa pra instalar energia solar na sua casa e parar de se preocupar com a conta de luz? Clique aqui.

Outra característica do projeto Ashalim é o uso de tecnologia solar térmica que pode armazenar energia para uso durante a noite, a fim de fornecer saída de eletricidade consistente e confiável. Este é um dos maiores projetos de energia renovável do mundo. A instalação cobre uma área de mais de 3 km2 (2 milhas quadradas).

O clima de Israel é ideal para a energia solar, particularmente no Negev, que goza de mais de 300 dias de sol por ano. Israel tem sido o lar de muitas descobertas da tecnologia solar, mas o governo tem sido lento em se livrar do uso de combustíveis fósseis como fonte de energia. Mas isso definitivamente está começando a mudar com a meta de obter 10% de suas necessidades de energia a partir de fontes renováveis ??até 2020 com o novo projeto solar. Uma vez que o projeto tenha sido totalmente bem-sucedido, Israel planeja avançar rapidamente rumo às fontes de energia renováveis.

Juntamente com a recente descoberta de enormes depósitos de gás natural ao longo da costa mediterrânea de Israel, a usina de Ashalim contribuirá para a segurança de Israel, reduzindo a dependência das importações de combustíveis fósseis. Também nos manterá seguros, mantendo 110.000 toneladas de emissões de CO2 por ano fora do ar que respiramos.

Fonte: Aqui

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *