Você sabia que gerar energia solar é melhor em temperaturas mais baixas?
Isso se dá pelo fato dos painéis utilizarem a luz do sol e não o calor do sol para gerar energia solar. O principal material utilizado na construção de painéis solares é o silício, que é um semicondutor e também é muito utilizado em computadores.
Como acontece nos computadores, quanto mais quente, mais lento ele fica. É a mesma coisa com os painéis solares, quanto mais quentes, menos energia ele produz. O inverno é uma excelente época para a geração de energia solar, uma vez que as temperaturas são amenas e a luz do sol é abundante.
Mas os painéis solares produzem energia mesmo em dias nublados?
Sim. Mesmo em dias nublados os painéis são capazes de gerar energia. Só o “mormaço” que conhecemos já é suficiente para gerar energia.
No inverno os dias são menores, o que diminui a quantidade de horas que os painéis capturam luz do sol, por outro lado, a temperatura ajuda a minimizar as perdas. Outro fator que ajuda bastante na produção da energia solar é a posição em que os painéis são instalados.
Existe uma angulação para cada localidade em que os painéis devem ser instalados (isso varia de acordo com a latitude). Por isto é importante que este calculo seja feitos por engenheiros eletricistas capacitados.
Porque comprar painéis solares no inverno é um bom investimento?
Como já falamos acima, a produção é excelente no inverno, então você pode gerar mais do que gasta mensalmente e acumular créditos que poderão ser usados no verão, quando o consumo de energia aumenta bastante devido ao uso de aparelhos de ar-condicionado.
Outro ponto é que o planejamento evita gastos extras. Como a maior parte das pessoas não se programam, só pensam em instalar a energia solar quando recebem uma conta muito cara. Porém o processo de compra, instalação e homologação por parte da concessionária leva tempo.
Ainda existe o fato da demanda por instalações no verão ser alta, o que acaba aumentando o valor do kit de energia solar e o prazo de instalação. E você pode passar o verão inteiro sem produzir energia solar, tendo um gasto altíssimo e sem ter os créditos gerados no inverno para abater da conta.
Referência: https://www.absolar.org.br/quem-somos.html
Gostou deste post?
Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece e receber dicas de como produzir sua própria energia, economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente.
Aproveite e solicite um orçamento clicando aqui.