A energia renovável agora forma um terço da capacidade total de energia do mundo, de acordo com um novo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).
A agência descobriu que 171 GW de energia renovável foi adicionado ao sistema global em 2018, com um aumento anual de 7,9%. Dois terços da nova capacidade de geração de energia adicionada em 2018 vieram de fontes renováveis.
A energia renovável atualmente é de 2.351 GW, com a energia hidrelétrica tendo a maior participação, com 1.172 GW. Isto é seguido pelo vento com 564GW e solar com 480GW.
A Solar teve o maior crescimento em 2018, com um aumento de capacidade de 94GW. A maioria destes foram instalados na Ásia, o que representou 64GW de nova capacidade.
A capacidade eólica aumentou em 49GW em 2018. As expansões na China formaram mais de 40% da nova capacidade eólica com 20 GW, seguida pelos EUA com 7 GW.
Apesar de serem responsáveis pela maior parte das energias renováveis, as instalações hidrelétricas diminuíram nos últimos anos, com apenas 21GW instaladas em 2018. Outras expansões de energia renovável incluem bioenergia a 6 GW e energia geotérmica a 539 GW.
RELACIONADO: Quer saber quanto custa pra instalar energia solar na sua casa e parar de se preocupar com a conta de luz? Clique aqui.
A Ásia foi o maior instalador de energia renovável, adicionando 105 GW ou 61% da capacidade total de adições e um crescimento de 11,4%. A Oceania registrou o maior crescimento em renováveis, com um aumento de 17,7% em 2018.
O diretor geral da IRENA, Adnan Amin, disse: “Por meio de seu convincente caso comercial, a energia renovável se estabeleceu como a tecnologia de escolha para a nova capacidade de geração de energia.
“O forte crescimento em 2018 continua a tendência notável dos últimos cinco anos, o que reflete uma mudança contínua em direção à energia renovável como o impulsionador da transformação global de energia.
“A implantação de energia renovável precisa crescer ainda mais rápido, no entanto, para garantir que possamos alcançar os objetivos climáticos globais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“Os países aproveitando ao máximo seu potencial de fontes renováveis se beneficiarão de uma série de benefícios socioeconômicos, além de descarbonizar suas economias”.
Fonte: Aqui